Standox em parceria com a FST Lisboa.

08-08-2019

Para quem não conhece a Formula Student é a maior competição internacional de design de engenharia para estudantes. Começou nos EUA e rapidamente se difundiu, competindo actualmente mais de 500 equipas.

O conceito por trás da Formula Student é que uma equipa de estudantes planeie, desenhe e construa um carro fórmula 1, dando a oportunidade aos estudantes de desenvolverem capacidades e competências, tornando-se num teste de excelência para a próxima geração de engenheiros.

Em Portugal, uma das equipas participantes é a FST Lisboa, equipa de Formula Student do Instituto Superior Técnico, constituída por 40 estudantes de diversos cursos de engenharia.

O projecto foi criado em 2001 e é actualmente a equipa de Formula Student mais activa em Portugal, conta já com 9 carros construídos: 3 a combustão interna e 6 totalmente eléctricos.

O protótipo, 100 % eléctrico e 100% português, foi apresentado no passado dia 26 de Junho e conta com o apoio de oitenta empresas patrocinadoras, incluindo a Marca Standox representada pelas Tintas Robbialac, responsável pela pintura dos últimos 4 carros construídos.

É com um enorme prazer, que a Standox esta presente neste projecto e trabalha desde 2015 com os jovens alunos. A equipa da FST é ambiciosa e apaixonada pelo seu trabalho e são estes valores que partilhamos e que tornam a parceria possível.

Nos últimos anos, temos trabalhado arduamente em conjunto, a nossa experiencia, aliada a dedicação e empenho destes jovens permite que seja apresentado todos os anos um veículo diferente e impressionante, com a capacidade de se destacar das restantes equipas, o que ajuda a FST a cumprir com os seus objectivos.

O FS09 exigiu um longo processo de preparação, numa primeira fase dos moldes onde foi aplicado o Primário Aparelho COV System U7540 que concedeu uma óptima propriedade de enchimento e proporcionou uma excelente resistência do acabamento RAL 9005 da gama Standofleet que foi aplicado.

Numa segunda fase, as peças foram preparadas com o Diluente de Limpeza Antiestático Plásticos 6500 e com o Desengordurante TB50 6700, posteriormente foi aplicado Selante Fibra de Carbono U2080 da gama Standofleet Industry produto de enchimento à base de poliuretano especialmente desenvolvido para a fibra de carbono que apresenta uma boa capacidade de tapa poros e proporcionando uma boa dureza e resistência após a secagem.

Uma vez, que o desafio proposto pela equipa da FST era apresentar uma viatura diferente, dos anos anteriores, propôs-se a introdução de cor nas peças em carbono cujo objectivo era serem mateadas.

Assim sendo, numa primeira fase utilizou-se um verniz de última geração Standocryl 2K COV K9550 com a adição do aditivo para Verniz KA675 Blue, que forneceu uma tonalidade viva e brilhante as peças. Em seguida, e para conceder o efeito mate, usou-se o Verniz 2K HS 9520 - verniz aprovado para acabamentos mate com a utilização do agente matificante Special Mate 2K 5630 utilizado para alcançar o nível de brilho pretendido.

Ambas as partes, ficaram muito satisfeitas com o resultado final do veículo, a equipa da FST e Standox trabalharam bastante com o objectivo de garantir que o FS 09e tivesse uma aparência arrojada e incrível com um acabamento excelente.

Agora resta-nos acompanhar e torcer pela equipa da FST nas suas provas e começar a pensar no próximo projecto.